TUMED Programação
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
TUMED Programação

Fórum criado para aprender/expandir conhecimentos sobre programação, qualquer post, sugestão relacionados a programação serão bem-vindos :D


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Aprendendo C# - Principais tipos de dados e variáveis - 02

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Deriel

Deriel

Em programação, usamos um sistema logico de variáveis. São essas variáveis que vão receber e armazenar os dados e informações que solicitamos ao programa, que desenvolvemos nele e que enviamos para eles. Porém é necessário criar a variável certa para o tipo de dado que usamos. Variáveis são únicas, iguais e generalizadas, a diferença entre elas é o tipo de dado que vão receber.
Veja abaixo como ficaria uma variável criada e programada, cliquem nos spoilers para ver os exemplos.

Variavel:

Em C# há inúmeros tipos de variáveis, mas para nosso ensino vamos usar cerca de quatro ou cinco, as outras recomendo que vocês busquem de forma auto-didata.

Os tipos que vamos usar são: char, string, int, double e bool. Elas devem ser escritas exatamente dessa forma - sem letra maiúscula - e eu vou exemplificar cada uma delas a seguir.

char - variável de caractere único.
O tipo de dado char é voltado para unidades logicas ou tamanho que correspondam somente um unico caractere, e especialmente o armazenamento de dados da forma Unicode - pesquisem se quiserem saber mais. O informação deve ser inserida entre aspas duplas ("")

char:

string - variável de caracteres múltiplos
O tipo de dado string é voltado na maioria das vezes para textos, não há limite para caracteres nela. Porém, além de textos, ela é utilizada para guardar documentos e números com caracteres especiais ( - ou . ). Textos são de forma generalizada, esse tipo de dado pode armazenar desde uma palavra até um livro inteiro com vários parágrafos. A informação, assim como o tipo char, deve ser introduzida entre aspas duplas ("")

string:

int - variável de algarismos inteiros.
Como o proprio nome insinua, o tipo de dado int é voltado para números inteiros, tantos positivos quanto negativos. É expressamente inviável o armazenamento de números com virgula e ponto ou então "quebrados". Esse tipo de dado pode armazenar idades, códigos, senhas numéricas assim como números de telefone e documentos sem caracteres textuais, somente números. A informação pode ser inserida sem modificações, de forma bruta.

int:

double - variável de algarismos com casas, algarismos "quebrados"
O tipo de dado double é voltado para números assim como o tipo int, não é permitido nenhum algarismo textual exceto o ponto (.) . O tipo double pode armazenar tantos numeros inteiros quanto os com casas, desde que todos tenham o ponto, haverá exemplos abaixo. Esse tipo de dado pode armazenar valores como unidades de medida(peso, tamanho, distancia...) e valores monetários. A informação, assim como o tipo int, é inserida de forma bruta.

double:

bool - variável logica
O tipo de dado bool é bem mais especifico, ele tem relação principalmente com os resultados de verdadeiro ou falso. Não há outros resultados senão esses. Esse tipo é usado geralmente para verificações de processo e busca de dados, se uma determinada informação existe ou não, se determinada operação ou trecho de código esta funcionando ou não. Esse tipo é interligado com a logica computacional e pode ser relacionada com os comando de E, OU e NÃO( AND, OR e NOT), porém não está ligada diretamente a eles.
bool:

Então é isso pessoal, esse são os principais tipos de variáveis e os que vamos utilizar enquanto aprendemos um pouco de C#. Logo eu vou ensinar a vocês os processos individuais de cada tipo de dado como fazer operações aritméticas e logicas nos tipos int e double assim como manipulação de caracteres nos tipos char e string.
Qualquer duvida, PM ou logo abaixo.
Próxima etapa eu pretendo fazendo o Hello Word.

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos